Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
MUNDO: O presidente russo, Vladimir Putin, alertou os países ocidentais que estão tomando um “passo muito sério e perigoso” ao fornecer armas à Ucrânia, o que poderia resultar em Moscou dando ajuda militar aos inimigos dessas nações.
A Ucrânia tem dependido fortemente de armas fornecidas pelos aliados ocidentais para derrotar as forças russas desde que a invasão em grande escala de Putin começou, há mais de dois anos. E na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, deu pela primeira vez permissão a Kiev para usar munições americanas para realizar ataques limitados dentro do território russo, depois de vários países europeus terem removido as restrições sobre a forma como as armas que fornecem podem ser usadas.
“Fornecer armas a uma zona de conflito é sempre uma coisa má”, disse Putin aos editores de agências de notícias internacionais à margem do fórum econômico anual em São Petersburgo, na quarta-feira (5). “Especialmente se isso estiver ligado ao fato de que aqueles que as fornecem não estão apenas entregando armas, mas também manuseando elas”.
Putin também alertou que a Rússia poderia retaliar se os países ocidentais fossem considerados diretamente envolvidos no conflito na Ucrânia.
“No final, se virmos que estes países se envolvem numa guerra contra nós, o que estão a fazer torna-os diretamente envolvidos numa guerra contra a Federação Russa, temos o direito de agir da mesma forma”, disse ele. “No geral, isso leva a alguns problemas sérios”.