Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
MUNDO: O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o senador J.D. Vance, de Ohio, como candidato a vice-presidente em sua chapa do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2024, conforme anunciou na rede social Truth Social, nesta segunda-feira (15).
A escolha aconteceu minutos antes do ex-presidente ter sido oficializado como o candidato presidencial do Partido Republicano para as eleições deste ano no país, na Convenção Nacional Republicana, que acontece nesta semana em Milwaukee.
“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance do grande estado de Ohio”, escreveu Trump.
O ex-presidente parabeniza o senador, sua esposa e filhos e repete o slogan da campanha, “Make America Great Again”, Torne a América Grande Novamente na tradução livre. Trump continua escrevendo: “Como vice-presidente, J.D. continuará a lutar pela nossa Constituição, estará ao lado das nossas tropas e fará tudo o que puder para me ajudar a FAZER A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE.”
A decisão eleva ainda mais Vance, que adotou a agenda populista do ex-presidente após anos de críticas contundentes a Trump.
Vance, autor do livro de memórias best-seller “Hillbilly Elegy”, foi eleito para o Senado dos EUA em 2022 depois de receber um incentivo de Trump em uma controversa primária republicana.
Donald Trump Jr. fez uma pressão de última hora para o senador JD Vance de Ohio nos últimos dias, enquanto seu pai, o ex-presidente Donald Trump, hesitava sobre a escolha, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN.
Donald Trump Jr. pediu o ex-presidente durante um jantar noturno em Mar-a-Lago a escolher Vance, argumentando que ele acreditava verdadeiramente na agenda de Trump.
O senador J.D. Vance, de Ohio, um novato no Congresso, entrou no cargo com a ajuda do ex-presidente, cujo apoio o ajudou a vencer uma disputada eleição em 2022.
Vance criticou Trump em 2016 e, seis anos depois, Trump humilhou Vance publicamente, mesmo depois de endossá-lo na eleição de 2022.
Ainda assim, o senador é um fervoroso apoiador de Trump no Congresso e frequentemente vota alinhado com os interesses do ex-presidente.
Ele se opôs a um projeto de lei de ajuda à Ucrânia no início deste ano, adotando a crítica de Trump de fornecer mais ajuda. Ele também é próximo de Donald Trump Jr, filho do ex-presidente.
Quando perguntado por Kaitlan Collins, da CNN, se ele hesitaria em ser companheiro de chapa de Trump, tendo em vista o tratamento que o ex-presidente deu a Mike Pence, seu vice-presidente, Vance disse que está “extremamente cético de que a vida de Mike Pence estivesse em perigo” em 6 de janeiro de 2021, o dia da invasão do Capitólio dos EUA.