• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 18 de outubro de 2024

Presidente Biden tenta salvar campanha; democratas dizem que as coisas só estão piorando

Pressionado, presidente enfrenta críticas internas sobre sua capacidade de vencer em 2024 e tenta reconquistar apoio em meio a crescente preocupação partidária


CNN

Publicada em: 18/07/2024 16:25:23 - Atualizado

MUNDO: O presidente Joe Biden disse repetidamente que há uma cura simples para seus problemas políticos: sair por aí e mostrar aos céticos que ele tem o que é necessário para concorrer e ganhar um segundo mandato.

Desde seu desempenho desastroso no debate, que colocou seu partido em uma espiral, o presidente concedeu inúmeras entrevistas, realizou uma rara coletiva de imprensa solo, fez ligações com grupos do Caucus Democrata da Câmara, se reuniu com os principais líderes democratas e iniciou a campanha.

Infelizmente para o presidente, ele dificilmente tranquilizou os democratas preocupados – pelo contrário, as preocupações dentro de seu partido só se tornaram mais sérias.

Um terceiro democrata da Câmara que assistiu à entrevista de Biden com Lester Holt da NBC News na segunda-feira (15) descreveu sentir uma “tristeza profunda ao ver um homem admirável tentando se manter à tona em vez de nos liderar”.

Enquanto Biden viajava de volta para Delaware de Las Vegas na noite de quarta-feira (17), encurtando sua viagem após testar positivo para Covid-19, ele enfrenta uma das decisões mais importantes de sua longa vida política.

Enquanto a nação se recuperava do choque de uma tentativa de assassinato contra Trump no sábado, antes que os holofotes políticos rapidamente se voltassem para a Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, os democratas brevemente colocaram suas reclamações públicas em segundo plano.

Mas aqueles no partido que temem que Biden continue como candidato reconhecem que o tempo está se esgotando para convencer o presidente a mudar sua decisão e desistir da corrida presidencial. O partido parece estar rapidamente se aproximando de um ponto de inflexão – ou elaborar um plano para convencer Biden a desistir ou começar a se unir em torno dele.

A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse em particular a Biden, em uma conversa recente, que as pesquisas mostram que o presidente não pode derrotar Trump e que Biden pode destruir as chances dos democratas de ganhar a Câmara em novembro se continuar buscando um segundo mandato, segundo quatro fontes informadas sobre a ligação.

“Ele passou de dizer ‘Kamala não pode ganhar’ para ‘Você acha que Kamala pode ganhar?'”, disse o conselheiro. “Ainda não está claro onde ele vai chegar, mas parece estar ouvindo”.

O pânico não se instalou apenas entre os eleitos, mas também entre os doadores do partido. Um grande doador democrata, que anteriormente fez contribuições de sete dígitos para a campanha de Biden em 2020 – e pausou as doações neste ciclo – disse que acredita que a entrevista da NBC atingiu o objetivo da campanha de expor o presidente ao público, mas não o objetivo de convencer alguém indeciso a votar em Biden.


Fale conosco