Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
MUNDO: Pesquisa realizada pelo Instituto Delphos indica que Edmundo González Urrutia (Mesa da Unidade Democrática, centro-esquerda), tem quase 60% das intenções de voto nas eleições da Venezuela, marcadas para domingo (28.jul.2024). Ele representa a coalizão formada em oposição ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), que aparece em 2º lugar na disputa, com 24,6%. Foram realizadas 1.200 entrevistas presenciais, de 5 a 11 de julho, em toda a Venezuela. Os entrevistados têm mais de 18 anos e estão registrados para votar.
Foram realizadas 1.200 entrevistas presenciais, de 5 a 11 de julho, em toda a Venezuela. Os entrevistados têm mais de 18 anos e estão registrados para votar. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Edmundo González Urrutia fala pouco, bem pouco para um candidato em plena campanha eleitoral. Ele não está acostumado a estar no centro dos holofotes e, em duas semanas, se tornou o principal candidato da oposição na corrida eleitoral da Venezuela. Suas respostas são curtas e, até agora, não apresenta muitas propostas. A única delas: a aproximação com os Estados Unidos.
Urrutia não tem uma trajetória política. Trabalhou no Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e foi embaixador do país na Argélia e na Argentina. Sua candidatura foi registrada pela coalizão de direita Plataforma Unitária mesmo depois do encerramento das inscrições e se tornou pivô de uma disputa entre a ex-deputada María Corina Machado e o governador de Zulia, Manuel Rosales.