Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 20 de maio de 2025
Fraude nas eleições venezueladas deixaram Lula e países de esquerda em apuros. Segundo interlocutores o presidente brasileiro não acreditou na vitória de Madura e não terá coragem de reconhecer os resultados divulgados até o momento.
Brasil toma decisão
O Ministério das Relações Exteriores orientou a embaixadora do Brasil na Venezuela, Gilvânia Maria de Oliveira, a não comparecer a uma reunião com o atual presidente do país, Nicolás Maduro, que ocorrerá nesta segunda-feira (29). A RECORD apurou que o venezuelano chamou os representantes de outros países a um encontro de reconhecimento de sua reeleição. A orientação partiu do chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
Com o movimento, a expectativa é que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva só reconheça o resultado reivindicado por Maduro, contestado pela oposição e por outras nações, quando as atas de votação forem publicadas pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão venezuelano responsável pelo pleito.
A reportagem apurou que o Palácio do Planalto já pediu à Venezuela a publicação dos detalhes das urnas — o que ainda não foi feito pelo CNE.