• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025

Líder da oposição na Venezuela, María Corina diz que pode "entregar as atas ao Brasil"

Opositora alega que a divulgação das atas pela pressão internacional revelaria a fraude realizada por Maduro


IG

Publicada em: 08/08/2024 10:54:27 - Atualizado


MUNDO: Em uma entrevista ao jornal O Globo, a líder opositora venezuelana María Corina Machado afirmou que pode entregar as atas das eleições ao Brasil. "Podemos entregar as atas eleitorais ao governo do Brasil, e a qualquer outro governo do mundo que quiser constatar a validade do que temos", disse ela. De acordo com as atas da oposição, Edmundo González é o presidente eleito na Venezuela, e não Nicolás Maduro.

"Temos as atas físicas, que obviamente estão protegidas. São documentos oficiais, originais, impressos pelas máquinas do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), e com assinaturas das testemunhas, membros de mesa e trabalhadores do CNE. Temos 83,5% das atas, e temos essas atas porque funcionários do CNE acompanharam nossa luta", afirmou María Corina.

Durante a entrevista, ela ainda pediu para a comunidade internacional "obrigar o regime [de Maduro] a entregar suas atas". Segundo o CNE, Maduro venceu as eleições com mais de 51% dos votos.

"Essas atas seriam a prova da fraude, as nossas são a prova da vitória de Edmundo. O CNE tinha 48 horas, e os prazos venceram. Recorreram ao Tribunal Superior de Justiça e a uma sala eleitoral que não têm competência. O que estão fazendo é inconstitucional. A responsabilidade é do CNE", alega a líder da oposição.

Ela ainda falou como o Brasil poder ter papel importante para acabar com o conflito e disse que seu grupo pode comprovar que houve manipulação na corrida eleitoral.

"Reconheço o esforço [do Brasil] e acho que é necessário que exista um espaço de mediação entre as partes para que a solução do conflito seja pacífica, e o mais rapidamente possível. O mundo inteiro sabe o que aconteceu em 28 de julho, houve uma vitória monumental das forças democráticas. Existe um genuíno desejo de mudança, porque Edmundo ganhou em todos os estados do país", declarou.



Fale conosco