• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025

Departamento de Estado dos EUA nega ter oferecido anistia a ditador Maduro

Jornal Wall Street Journal afirmou que Estados Unidos tentavam negociar saída do presidente venezuelano do poder


CNN

Publicada em: 12/08/2024 16:13:11 - Atualizado

MUNDO: O Departamento de Estado dos Estados Unidos negou ter oferecido anistia ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “Isso não é verdade. Não fizemos nenhuma oferta de anistia a Maduro ou a outros desde esta eleição”, disse o vice-porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, nesta segunda-feira (12).

A resposta de Patel surge depois do Wall Street Journal ter assegurado no domingo (11), citando fontes próximas das conversas, que, após as eleições na Venezuela, nas quais Maduro foi declarado vencedor sem apresentar provas, a administração Biden ofereceu anistia ao presidente venezuelano deixar o poder.

Em março de 2020, os Estados Unidos apresentaram acusações criminais por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro contra Maduro e estabeleceram uma recompensa de 15 milhões de dólares por informações que levassem à sua captura. O presidente venezuelano negou as acusações.

O Conselho Nacional Eleitoral proclamou vencedor o presidente venezuelano, mas até o momento não publicou os resultados separados por centro e posto de votação que apoiam o anúncio.

Patel acrescentou que “este é o momento” para os partidos na Venezuela “discutirem uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral e os desejos do povo venezuelano”.


Fale conosco