Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 27 de fevereiro de 2025
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram, nesta sexta-feira (18), um novo vídeo da operação que resultou na morte de Yahya Sinwar, considerado o número 1 do Hamas. As imagens mostram um tanque israelense, posicionado a poucos metros do edifício onde o chefe do grupo extremista Hamas se encontrava, disparando contra o alvo em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Um relato oficial das FDI detalha a operação: "Nesta semana (quarta-feira), tropas da 828ª Brigada que opera na área de Tel al-Sultan, em Rafah, identificaram vários suspeitos na área. As tropas realizaram varreduras, durante as quais encontraram terroristas que atiraram contra eles e lançaram granadas. Os soldados responderam ao fogo, atingindo os terroristas, que iniciaram tentativas de fuga e se dividiram em dois edifícios adjacentes na área".
O Hamas confirmou nesta sexta-feira a morte de Sinwar. Além de líder, ele foi o mentor dos ataques a Israel em 7 de outubro de 2023 . Seu corpo foi reconhecido na quinta-feira (17). O anúncio da morte foi feito por Khalil al-Hayya, membro do alto escalão do grupo terrorista, que segue sem comando.
“Esses prisioneiros não retornarão a vocês antes do fim da agressão a Gaza e da retirada de Gaza”, afirmou al-Hayya, um dos nomes cotados para assumir a liderança do Hamas.