• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 31 de outubro de 2024

Governo Lula se acovarda para Venezuela após ditadura convocar embaixador Brasileiro no país

Ministério das Relações Exteriores divulgou comunicado rechaçando declarações de Celso Amorim


cnn

Publicada em: 30/10/2024 18:06:51 - Atualizado


MUNDO: Fontes do governo relataram que Lula não deve retaliar a Venezuela em curto prazo por ter convocado o embaixador do país em Brasília para consultas em Caracas.

No mundo diplomático a convocação de um embaixador é uma vergonha para a nação daquele país. Após o vexame que a ditadura da Venezuela causou ao Brasil a atitude de Lula seria fazer o mesmo ou pelo menos publicar uma nota repudiando o caso.

Mas não será isso que vai acontecer, o atual presidente não fará nada em meio aos insultos da Venezuela ao Brasil.

Entenda o caso  

Nesta quarta-feira (30), a Venezuela chamou seu representante no Brasil, Manuel Vadell, para consultas para manifestar seu descontentamento com o que chamou de “grosserias” do governo brasileiro.

A declaração do Ministério de Relações Exteriores menciona especificamente o assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, Celso Amorim.

A ideia, por ora no Palácio do Planalto, é não se pronunciar sobre a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e muito menos chamar a embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia de Oliveira, para consultas.

A estratégia é evitar tomar qualquer medida que possa escalar a tensão entre os dois países.

A leitura é que essa convocação do embaixador venezuelano em Brasília para Caracas não é uma retirada do embaixador do país, que a embaixada continua funcionando normalmente, e que se trata de um procedimento diplomático corriqueiro quando há divergências entre dois países.



Fale conosco