Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 5 de novembro de 2024
MUNDO: As últimas pesquisas eleitorais realizadas nos Estados Unidos apontam que Donald Trump, do partido republicano, e Kamala Harris, do partido democrata, estão tecnicamente empatados - tanto nacionalmente quanto nos estados decisivos para o resultado. O cenário traz ainda mais tensão para a véspera do pleito, marcado oficialmente para esta terça-feira (5).
Uma pesquisa nacional, por exemplo, aponta ambos os candidatos com 47% das intenções de voto entre prováveis eleitores.
Entretanto, avaliar o cenário nos chamados estados-pêndulo também é importante, devido ao sistema do Colégio Eleitoral em que cada estado tem um número específico de "delegados". Um candidato só é eleito presidente se conquistar o voto de 270 dos 538 delegados.
O candidato mais votado de um estado leva todos os delegados da área. Nesse aspecto, as últimas projeções apontam para uma eventual vitória de Trump, segundo a média das pesquisas de intenção de voto reunidas pelo jornal "The New York Times" e pelo projeto "FiveThirtyEight":
FiveThirtyEight:
The New York Times:
Ainda assim, como o voto não é obrigatório nos Estados Unidos, não é possível prever com objetividade quantos votos cada candidato terá em cada estado. Algumas pesquisas apontam uma disputa acirrada nos chamados estados-pêndulo, segundo a média de pesquisas feita pela CNN:
A última pesquisa do New York Times/Siena College aponta um cenário empatado, dentro da margem de erro, em seis estados-pêndulo. O resultado também considera levantamentos que incluem outros candidatos nas cédulas:
Outro levantamento, desta vez da NBC News , aponta Kamala Harris e Donald Trump empatados nacionalmente entre eleitores registrados. Na pesquisa que inclui outros candidatos, 47% dos eleitores apoiam Trump, e 46%, Kamala.
Entre os eleitores que disseram que votariam em outros candidatos ou estavam indecisos e se inclinaram para Kamala ou Trump, a disputa está empatada com 49% de intenção de voto para cada um.
Uma pesquisa feita pelo Des Moines Register com a Mediacom no estado de Iowa tem chamado a atenção das campanhas: ela mostra um avanço de Kamala sobre o estado em que Trump venceu os pleitos de 2016 e 2020.
Vale lembrar que a diferença continua dentro da margem de erro, sendo assim, não indica um líder claro no estado: 47% para a democrata e 44% para o republicano.
O ex-presidente rejeitou o resultado da pesquisa e afirmou que ela não é precisa.