Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 26 de dezembro de 2024
MUNDO: O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (11) que a Rússia enviou quase 50 mil soldados para Kursk, a região do sul da Rússia onde Kiev lançou sua contraofensiva.
As tropas ucranianas “continuam a conter” o “grupo inimigo de quase 50 mil homens” em Kursk, disse Zelensky em uma publicação no Telegram após receber um briefing do General Oleksandr Syrskyi, Comandante em Chefe das Forças Armadas da Ucrânia.
Kiev lançou sua incursão na região de Kursk, na Rússia, em agosto, pegando de surpresa não apenas Moscou, mas também seus aliados. Disse na época que a operação era necessária, porque a Rússia planejava lançar um novo ataque à Ucrânia a partir da região.
A ofensiva de Kursk, foi a primeira invasão terrestre na Rússia por uma potência estrangeira desde a Segunda Guerra Mundial e pegou Moscou completamente despreparada.
Os ucranianos avançaram rapidamente para o interior do território russo e, desde então, mantiveram o controle sobre parte do território russo. E enquanto a Rússia recuperou alguns assentamentos, a linha de controle mal mudou nos últimos meses.