Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 14 de novembro de 2024
MUNDO: O futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá uma vantagem especial para comandar o país norte-americano: o Partido Republicano, do qual ele faz parte, conquistou cadeiras suficientes para ser maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos durante o seu mandato.
Os republicanos venceram no Arizona e na Califórnia, conquistando assim os 218 dos 435 assentos para controlar a Casa. Além da Câmara, o partido também garantiu o controle do Senado.
O resultado garante que a agenda de Trump receberá apoio do Congresso , o que vai viabilizar o cumprimento das promessas feitas pelo presidente eleito durante sua campanha pela Casa Branca.
Essa configuração vai durar ao menos dois anos, pois um terço do Congresso americano é eleito a cada dois anos, com as eleições presidenciais e locais.
Os democratas seguem com 208 vagas, e outras 9 continuam em disputa.
Durante seu primeiro mandato em 2016, Trump também tinha maioria republicana no Congresso. Entretanto, ele ainda encontrou dificuldades para cumprir suas promessas devido à resistência de alguns líderes de seu partido às suas ideias políticas.
Desta vez, o cenário deve ser diferente: além do Senado e da Câmara, o presidente eleito terá ainda uma Suprema Corte de maioria conservadora, com seis dos nove juízes da ala conservadora, sendo três deles nomeados por Trump no primeiro mandato.