Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
MUNDO: Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (24) com 49,3% dos votos, derrotando o conservador Álvaro Delgado , que obteve 46,4%. Por ser de esquerda, é visto no país como um "pupilo" do ex-presidente José Alberto "Pepe" Mujica.
Com 57 anos, Orsi é ex-professor de história e já foi governador do departamento de Canelones, o segundo maior do país. O novo presidente se posiciona como oposição ao atual governo de Luis Lacalle Pou e teve a campanha apoiada pelo ex-presidente José Mujica, sendo considerado por muitos seu pupilo político.
Durante a campanha, Orsi abordou temas como meio ambiente, apoio aos pequenos produtores e inclusão social. Além disso, prometeu não realizar mudanças radicais e pautar seu governo pelo diálogo.
Assim como Mujica, Orsi afirmou que não residirá no tradicional Palácio Estévez, a casa oficial dos presidentes. Ele prefere uma vida simples no campo, sem luxo, como expressou em várias entrevistas.
Antes mesmo da confirmação oficial da vitória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Orsi, com base nas projeções que indicavam a vitória do esquerdista.
"Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje", escreveu Lula no X (antigo Twitter). "Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional."
Yamandú Orsi, eleito presidente do Uruguai, tem uma trajetória marcada por uma carreira política sólida e por influências de grandes nomes da política uruguaia. Casado com Laura Alonso Pérez, Orsi é pai de dois filhos gêmeos, Victorio e Lucía, nascidos quando ele tinha 45 anos.