Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 15 de maio de 2025
MUNDO: O gabinete presidencial de Taiwan conduziu o seu primeiro exercício simulando uma escalada militar com a China, disseram várias fontes à agência de notícias Reuters, enquanto a ilha enfrenta novas ameaças militares chinesas.
Dezenas de agências governamentais, bem como grupos civis, participaram do exercício de três horas nesta quinta-feira (26), ainda segundo as fontes, que pediram anonimato.
Nos últimos anos, a China intensificou as ameaças militares, incluindo a grande concentração de forças navais neste mês e as atividades militares diárias perto de Taiwan, que Pequim reivindica como sua.
O exercício realizado dentro do gabinete presidencial na capital Taipé foi liderado pelo vice-presidente Hsiao Bi-khim e pelo secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Joseph Wu, informaram à Reuters autoridades familiarizadas com a reunião.
A ação simulou cenários, incluindo a guerra de “alta intensidade” na chamada zona cinzenta da China, bem como quando a ilha está “à beira do conflito” para testar a prontidão de resposta dos escritórios do governo de Taiwan e da sociedade civil, destacou uma fonte.