• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 28 de dezembro de 2024

Sobreviventes ouviram estrondo ao se aproximar da Rússia dizem passageiros de avião

Indícios apontam que aeronave foi abatida; apuração continua


CNN

Publicada em: 27/12/2024 10:44:49 - Atualizado


FOTO CNN

MUNDO: Dois passageiros do avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25) disseram à Reuters que ouviram pelo menos um estrondo alto quando ele se aproximava de Grozny, no sul da Rússia.

“Depois do estrondo… pensei que o avião fosse se despedaçar”, relatou Subhonkul Rakhimov à Reuters do hospital, acrescentando que começou a recitar orações e se preparar para o fim.

“Era óbvio que o avião havia sido danificado de alguma forma. Era como se estivesse bêbado – não era mais o mesmo avião”, comentou.

Outra passageira do avião pontuou à Reuters que também ouviu um estrondo alto.

“Fiquei muito assustada”, ressaltou Vafa Shabanova, adicionando que também houve um segundo estrondo.

Ela então foi instruída por um comissário de bordo a ir para a parte de trás da aeronave.

Ambos os passageiros afirmaram que parecia haver um problema com os níveis de oxigênio na cabine após o barulho.

Indícios sugerem que avião foi abatido

Os primeiros indícios sugerem que um sistema antiaéreo da Rússia pode ter derrubado o jato de passageiros que caiu no Cazaquistão no dia de Natal, afirmou uma autoridade dos Estados Unidos.

Esta é a primeira vez que autoridades dos EUA avaliam o acidente de quarta-feira (25).

A agência de notícias Reuters também noticiou na quinta-feira, citando quatro fontes anônimas do Azerbaijão que teriam conhecimento da apuração do caso, que a defesa aérea da Rússia abateu a aeronave.

Se isso for confirmado, o avião pode ter sido identificado erroneamente, sendo que unidades russas mal treinadas dispararam negligentemente contra o uso de drones pela Ucrânia, segundo a fonte dos EUA.

Imagens compartilhadas nas redes sociais na quarta-feira mostraram buracos visíveis nos destroços do avião da Azerbaijan Airlines.



Fale conosco