• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 1 de janeiro de 2025

Coreia do Norte sofre baixas em massa na guerra da Ucrânia, dizem Estados Unidos

Porta-voz da casa branca afirmou que tropas são tratadas como "dispensáveis"


CNN

Publicada em: 28/12/2024 12:00:29 - Atualizado


FOTO CNN

MUNDO: A Coreia do Norte está sofrendo baixas em massa nas linhas de frente da guerra da Ucrânia, com milhares de seus soldados mortos ou feridos somente na última semana na região de Kursk, na Rússia, disse o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, a repórteres nesta sexta-feira (27).

Essa quantidade é superior ao número fornecido anteriormente por autoridades dos EUA.

“Está claro que os líderes militares russos e norte-coreanos estão tratando essas tropas como dispensáveis ​​e ordenando-as em ataques sem esperança contra as defesas ucranianas”, alegou Kirby, classificando a ofensiva das tropas norte-coreanas como “ataques em massa e desmontados”.

A missão da Coreia do Norte na ONU não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, e a missão da Rússia na ONU se recusou a falar sobre o assunto.

Novo pacote de ajuda dos EUA para Ucrânia

Kirby afirmou que o presidente Joe Biden provavelmente aprovará outro pacote de assistência para a Ucrânia nos próximos dias.

No início desta semana, Biden condenou os ataques da Rússia ao sistema de energia da Ucrânia feitos no dia de Natal e pediu ao Departamento de Defesa que continue o envio de armas.

Em 17 de dezembro, um oficial militar dos EUA pontuou que a Coreia do Norte sofreu várias centenas de baixas enquanto lutava contra as forças ucranianas na região de Kursk, na Rússia.

Questionado sobre quais eram as patentes das baixas norte-coreanas, o oficial militar, falando sob condição de anonimato, disse que eram de tropas de nível inferior até “muito perto do topo”.

Na segunda-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou que mais de 3 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos na região de Kursk, na Rússia. Ele ressaltou que estava citando dados preliminares.



Fale conosco