Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 8 de janeiro de 2025
MUNDO: O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira (6). Trudeau, que estava no cargo há 9 anos, agora deve ajudar a escolher alguma liderança do Partido Liberal para o cargo.
Aos 53 anos, ele chegou ao poder em 2015 após 10 anos de governo do Partido Conservador. Ele foi reeleito duas vezes, se tornando um dos mais longevos primeiros-ministros canadenses.
De acordo com uma fonte anônima da Reuters, o primeiro-ministro teria discutido com Dominic LeBlanc, atual ministro das Finanças, a possibilidade de LeBlanc assumir interinamente tanto a liderança do Partido Liberal quanto o cargo de primeiro-ministro. No entanto, essa solução seria impraticável se LeBlanc tivesse planos de se candidatar à liderança do partido.
Os pedidos para que Trudeau deixasse o cargo aumentaram no mês passado, após uma tentativa de destituir Chrystia Freeland, ministra das Finanças e uma de suas aliadas mais próximas, depois que ela se opôs às propostas de aumento nos gastos. Freeland, então, renunciou e escreveu uma carta acusando Trudeau de usar "truques políticos" em vez de focar nas questões que seriam melhores para o país.
A maioria dos membros das convenções de Ontário, Quebec e Atlântico expressaram desaprovação em relação à permanência de Trudeau no cargo. Essas regiões representam a maior parte dos 153 assentos ocupados pelos liberais na Câmara dos Comuns, sendo 131 deles provenientes dessas áreas.
Diversos deputados, como o liberal George de Alberta, expressaram a preferência por um líder interino. Outra fonte do Partido Liberal revelou ao The Globe and Mail que a escolha de um novo líder poderia demorar pelo menos três meses, embora a constituição do país exija um período mínimo de quatro meses.