• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025

Astrônomos da NASA alertam sobre maior risco de colisão de asteroide com a Terra

As chances de um asteroide colidir com a Terra na próxima década dobraram, segundo astrônomos da NASA.


ig

Publicada em: 11/02/2025 11:20:30 - Atualizado

MUNDO: O asteroide foi descoberto no final de dezembro quando fez uma aproximação com a Terra, mas agora está se afastando. Sua órbita alongada o leva ao redor do Sol e próximo à Terra antes de seguir para longe, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Devido à órbita incomum, o asteroide ficará invisível a partir de abril até 2028.

A comunidade astronômica mundial está monitorando de perto este asteroide e qualquer outro que possa impactar o planeta. O 2024 YR4 mede entre 40 e 100 metros de diâmetro, tamanho suficiente para causar danos locais significativos se colidir com uma área populosa.Em 1908, um asteroide de tamanho similar explodiu sobre a Sibéria, achatando árvores em uma área de cerca de 2.000 km².

Astrônomos estão correndo para coletar o máximo de informações sobre o asteroide antes que ele desapareça de vista. Farnocchia afirmou que "não queremos correr riscos" e que "estamos rastreando este objeto todas as noites".
Esta situação destaca a importância de monitorar constantemente os objetos próximos à Terra para prever e, se possível, evitar futuros impactos.


Fale conosco