Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 13 de maio de 2025
MUNDO: Um homem atingiu um grupo de pessoas com um carro em um comício de um sindicato de trabalhadores em Munique, na Alemanha, nesta quinta-feira (13/2), deixando pelo menos 28 feridos — alguns em estado grave. Há relatos de que muitos no protesto haviam trazido seus filhos para a passeata.
A polícia diz que o motorista era um afegão de 24 anos que estava em processo de solicitação de asilo. Ele era conhecido da polícia por roubo e crimes relacionados a drogas.
O incidente ocorreu na Seidlstrasse, no centro de Munique — a terceira maior cidade da Alemanha.
O primeiro-ministro do Estado da Baviera, Markus Söder, disse que se trata provavelmente de um ataque deliberado. A polícia atirou contra o veículo do suspeito depois que ele acelerou e atingiu as pessoas.
Há relatos de que haveria um segundo passageiro no carro, mas a polícia alemã não confirmou.
O incidente acontece poucos dias antes de uma eleição nacional na Alemanha, em que imigração é um dos temas fundamentais. Os alemães irão às urnas no dia 23 de fevereiro.
O incidente também aconteceu horas antes de o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegarem à cidade para a Conferência de Segurança de Munique — mas a polícia diz que não acredita que haja relação com esse fato.
'Sensação de pavor'
Um veículo da polícia estava acompanhando o protesto do sindicato em Munique, segundo o porta-voz da polícia da cidade, Christian Huber.
"Um veículo se aproximou e ficou atrás do veículo da polícia. Ele então se moveu para ultrapassar, acelerou e chegou ao fim do protesto."
"Colegas [da polícia] pegaram o agressor. Um tiro foi disparado contra o veículo. O agressor foi preso. No momento, estimamos que temos pelo menos 28 pessoas feridas, algumas gravemente."