Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
MUNDO: Diante do estado de saúde delicado do Papa Francisco, o Vaticano iniciou nesta segunda-feira suas vigílias noturnas de oração pelo Pontífice na Praça de São Pedro, reunindo centenas de fiéis em sua primeira noite, ecoando as preces que antecederam o falecimento do Papa João Paulo II, em 2005. O Pontífice de 88 anos está internado há dez dias para tratar uma pneumonia bilateral, num quadro tido como crítico pelos médicos que o acompanham. Segundo o boletim de saúde mais recente, Francisco teve uma "leve melhora", embora ainda não esteja fora de perigo.
A vigília começou às 21h locais (17h em Brasília), conduzida pelo secretário de Estado e número dois da Santa Sé, o cardeal italiano Pietro Parolin. O culto na Praça de São Pedro foi e será transmitido ao vivo no site do Vatican News e nas redes sociais, diariamente.
A vigília lembra aquelas realizadas pela saúde do Papa João Paulo II em 2005, quando o mesmo já tinha um estado de saúde extremamente delicado. Quando seu quadro se deteriorou em março daquele ano, milhares de fiéis começaram a vigília por ele na Praça de São Pedro, liderados pelo cardeal Leonardo Sandri, então substituto da Secretaria de Estado. O Papa morreu em 2 de abril de 2005, 47 minutos depois do início das preces naquele dia, aos 84 anos e após quase 27 anos de pontificado.
Segundo o último boletim do Vaticano, o Papa Francisco não teve novas crises respiratórias, mas permanece em "estado crítico" e fazendo oxigenoterapia, tratamento indicado quando o paciente tem baixos níveis de oxigênio no corpo. O Pontífice foi internado há dez dias no hospital público Agostino Gemelli para tratar uma pneumonia bilateral e teve de iniciar o procedimento neste fim de semana devido a uma crise asmática.