• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 27 de fevereiro de 2025

Governo dos EUA critica decisão de Moraes: 'Incompatível com valores democráticos'

Manifestação se deu por meio de uma publicação de um órgão do Departamento de Estado dos EUA na rede social X


TERRA

Publicada em: 26/02/2025 16:00:48 - Atualizado

MUNDO: O governo de Donald Trump se manifestou pela primeira vez sobre o embate entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a plataforma Rumble Inc. Por meio das redes sociais, o Departamento de Estado norte-americano afirmou que a decisão do magistrado brasileiro pelo bloqueio da rede social é 'incompatível com os valores democráticos'.

A manifestação se deu nesta quarta-feira, 26, através do perfil do Departamento de Relações com o Hemisfério Ocidental, uma divisão do Departamento de Estado dos EUA, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

O órgão destacou que 'o respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil'. A publicação foi traduzida e replicada pelo perfil da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil (veja abaixo).

"O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão", afirmou o departamento.

Uma juíza federal dos Estados Unidos disse nesta terça-feira, 25, em um processo movido pela Trump Media & Technology Group e pela Rumble Inc, que a plataforma não precisa, por enquanto, remover as contas baseadas nos Estados Unidos de um proeminente apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O caso, julgado pela juíza distrital Mary Scriven, em Tampa, Flórida, acusa o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de censurar vozes de direita nas mídias sociais nos Estados Unidos, por meio de ações que ele tomou no Brasil.

Relembre o caso
Na sexta-feira, 21, Alexandre de Moraes ordenou a suspensão da plataforma de vídeo no Brasil até que ela cumpra as ordens judiciais, depois que as empresas processaram Moraes no Tribunal Distrital dos EUA em Tampa por acusações de censura ilegal.

Moraes, que também liderou a disputa do país contra o X de Elon Musk, ordenou a suspensão do serviço do Rumble até que a empresa nomeie um representante legal para o Brasil, já que a lei exige que as empresas estrangeiras tenham um para operar localmente.

Além disso, o ministro também ordenou o pagamento de multas pendentes e o bloqueio da conta de Allan dos Santos, um influenciador digital próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e a suspensão da monetização de seu perfil.

Dos Santos, que atualmente vive nos Estados Unidos, é considerado um fugitivo no Brasil e está sendo investigado por suposto discurso de ódio e disseminação de informações falsas.

Moraes liderou uma cruzada contra os ataques à democracia e ao uso político da desinformação, especialmente no governo Bolsonaro, atraindo a ira de pessoas como Musk, proprietário da X, no processo.


Fale conosco