Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025
MUNDO: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou as “elites ocidentais” nesta quinta-feira (27) contra a tentativa de sabotagem de uma possível reaproximação entre a Rússia e os Estados Unidos, dizendo que Moscou usaria seus diplomatas e serviços de inteligência para frustrar tais esforços.
Abordando o serviço de segurança FSB da Rússia, o sucessor da KGB da era soviética e uma agência que ele liderou, Putin disse que estava satisfeito com a forma como uma tentativa de reinicialização nos laços entre Moscou e Washington estava progredindo, embora fosse o começo.
“Observo que os primeiros contatos com a nova administração americana inspiram certas esperanças. Há um clima recíproco para trabalhar para restaurar os laços intergovernamentais e resolver gradualmente o enorme número de problemas sistêmicos e estratégicos que se acumularam na arquitetura de segurança mundial”, avaliou Putin.
Ele continuou a elogiar o fato de que os atuais “parceiros” da Rússia estavam demonstrando o que ele chamou de pragmatismo e realismo e – em uma aparente referência à administração de Joe Biden – abandonando os “clichês ideológicos” de seus antecessores, que ele disse terem causado uma crise nas relações internacionais.
Mas Putin disse que estava claro que nem todos os países eram a favor da ideia de laços mais calorosos entre as duas maiores potências nucleares do mundo.