• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de dezembro de 2025

Após guerra tarifária, Presidente Trump confirma acordo comercial histórico com China

Medida prevê retorno de estudantes chineses aos EUA


terra

Publicada em: 11/06/2025 10:08:20 - Atualizado


MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (11) que seu governo chegou a um acordo comercial com a China, faltando apenas a aprovação dos termos pelos chefes de Estado.

Segundo o líder de Washington, a medida prevê o retorno de estudantes chineses a universidades americanas. "O nosso acordo com a China foi concluído [e está] sujeito à aprovação final do presidente Xi [Jinping] e minha", anunciou o republicano no Truth.

"A China fornecerá todos os ímãs e minerais raros necessários. Da mesma forma, forneceremos a Pequim o que foi acordado, incluindo vistos para estudantes chineses que utilizam nossas faculdades e universidades - o que sempre gostei!", acrescentou Trump.

As delegações dos dois países se reuniram em Londres na segunda-feira (9) a fim de negociar as imposições tarifárias recíprocas.

Na terça (10), representantes americanos e chineses anunciaram que chegaram a um acordo sobre uma "estrutura" capaz de avançar com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, destacando que as "preocupações em torno das terras raras [chinesas] serão resolvidas".

Ainda que o documento precise da aprovação final dos líderes de Washington e Pequim, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, disse à imprensa que sua delegação está "otimista em relação ao engajamento com os chineses".

Desde janeiro, os países têm travado uma guerra comercial com a aplicação de tarifas recíprocas, ainda que recentemente tenham chegado a um acordo de 90 dias para suspender algumas das taxas.



Fale conosco