Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 18 de outubro de 2025
Rússia e Estados Unidos deveriam construir um túnel ferroviário "Putin-Trump" sob o Estreito de Bering para ligar os dois países, desbloquear a exploração conjunta de recursos naturais e "simbolizar a unidade", sugeriu um enviado do governo do russo.
A proposta de Kirill Dmitriev, enviado de investimentos do presidente Vladimir Putin e chefe do fundo soberano russo RDIF, prevê um projeto de construção de 8 bilhões de dólares. Esse projeto seria financiado por Moscou e "parceiros internacionais" para construir uma ligação ferroviária e de carga de 112 km em menos de oito anos.
Dmitriev, que ajudou a liderar uma ofensiva de charme russa para reavivar os laços com os EUA, apresentou a ideia do túnel na noite de quinta-feira (16), depois que Putin conversou com o presidente americano, Donald Trump, por telefone e concordou em se reunir em Budapeste para tentar encontrar uma maneira de interromper a guerra na Ucrânia.
"O sonho de uma ligação entre os EUA e a Rússia através do Estreito de Bering reflete uma visão duradoura — desde a ferrovia Sibéria-Alasca de 1904 até o plano russo de 2007. O RDIF estudou as propostas existentes, incluindo a ferrovia EUA-Canadá-Rússia-China, e apoiará a mais viável", escreveu Dmitriev no X.
O Estreito de Bering, que tem 82 km de largura em seu ponto mais estreito, separa a região russa de Chukotka do Alasca. Ideias para ligar os dois pontos existem há pelo menos 150 anos, com vários projetos elaborados, mas nunca implementados.