Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de outubro de 2025
MUNDO: O parlamento japonês elegeu nesta terça-feira (21), pela primeira vez, uma mulher para o cargo de primeira-ministra. Sanae Takaichi, considerada "conservadora linha dura", também é a primeira mulher a liderar o Partido Liberal Democrata, que dominou a política do Japão no pós-guerra.
Takaichi, de 64 anos, assume o poder em um momento político crucial para um país onde os homens ainda exercem uma influência esmagadora, observam agências de notícias internacionais. Entre seus principais desafios, está a contenção da inflação no Japão.
Após o ex-primeiro-ministro Shigeru Ishiba ser forçado a renunciar após derrotas eleitorais, o Japão elegeu Sanae Takaichi após uma primeira votação na chamada câmara baixada da Câmara dos Conselheiros, o poder Legislativo japonês, ao conquistar 237 votos entre os 465 assentos.
Esta votação é considerada a mais importante, que abriu caminho para a aprovação na câmara alta, vista como menos poderosa. A eleição do chefe de governo do Japão é indireta, em que o primeiro-ministro é escolhido pelos membros do Parlamento, não por voto direto dos cidadãos.
Líder de um país com baixa classificação internacional em igualdade de gênero, Takaichi raramente mencionou o assunto durante a campanha.
Apesar de ter focado em questões como combate a inflação e combate ao crime cometidos por estrangeiros, ela queria reduzir a grande disparidade de gênero na política e elevar o número de mulheres nos gabinetes.