Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de outubro de 2025
Um bombardeio russo à infraestrutura energética deixou milhares de pessoas na região de Chernihiv, no norte da Ucrânia, sem energia e algumas sem água nesta terça-feira (21).
Os reparos estão sendo adiados pela ameaça persistente de ataques de drones, informaram autoridades.
O Ministério da Energia informou que a capital regional, também chamada de Chernihiv, e a parte norte da província perderam todo o fornecimento de energia.
A ofensiva, que também teve como alvo a região vizinha de Sumy, no norte do país, foi a mais recente de uma campanha de ataques russos contra a rede elétrica ucraniana antes do inverno.
A região de Chernihiv, que tinha uma população de pouco menos de um milhão de habitantes antes da guerra, tem sido atingida por ataques de drones e mísseis russos contra sua infraestrutura elétrica nas últimas semanas, causando apagões regulares e interrompendo a vida cotidiana.
“Equipes de emergência na região de Chernihiv não conseguem iniciar os trabalhos de restauração do fornecimento de energia devido aos ataques contínuos de drones russos”, informou o Ministério da Energia em um comunicado no Telegram.
O governo acusou a Rússia de sobrevoar instalações danificadas com drones para impossibilitar a realização de reparos e “prolongar deliberadamente a crise humanitária”.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky escreveu no Telegram duas horas depois que os reparos já estavam em andamento.
“As táticas da Rússia são assassinar pessoas e aterrorizá-las com o frio”, disse ele.
“(O presidente russo Vladimir) Putin finge estar pronto para a diplomacia e negociações de paz, enquanto na realidade a Rússia lançou um ataque brutal com mísseis e drones esta noite”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, no X.
“Muitas comunidades ficaram sem energia em meio às baixas temperaturas do outono, algumas ficaram sem água”, acrescentou.