• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 25 de outubro de 2025

Partido de Milei pode surpreender na eleição mais importante da Argentina nos últimos anos

Argentinos vão às urnas para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado; votação é vista como referendo sobre políticas do governo


cnn

Publicada em: 24/10/2025 16:23:38 - Atualizado


MUNDO: A Liberdade Avança, partido do presidente Javier Milei, aparece com vantagem para as eleições de meio de mandato neste fim de semana na Argentina, indica a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (24).

Questionados sobre em que força política devem votar nas eleições, 41,1% dos argentinos responderam a Liberdade Avança. Logo em seguida, 37,2% indicaram voto na Fuerza Patria, a coalizão da oposição peronista.

A votação vai renovar metade da Câmara e um terço do Senado, ou seja, serão eleitos 127 deputados e 24 senadores neste domingo. Atualmente, a oposição tem maioria no Congresso enquanto a Liberdade Avança tem 37 deputados e 6 senadores.

    A eleição de meio de mandato é vista como referendo sobre as políticas de Javier Milei. Se conquistar uma vitória expressiva, o presidente poderá ampliar a base no Congresso para avançar com a agenda econômica. Milei indicou que pretende apresentar uma reforma trabalhista e novos cortes de impostos.

    Ainda de acordo com a pesquisa, o partido do presidente lidera entre os homens (47,3%), enquanto a coalizão peronista aparece na frente entre as mulheres (39,8%).

    A Liberdade Avança também tem a preferência entre os eleitores mais jovens, de até 34 anos, e aqueles que estudaram até o nível médio. Os peronistas, por sua vez, tem vantagem entre os argentinos com ensino superior.

    Atrás da Liberdade Avança e da Fuerza Patria, aparece o bloco Provincias Unidas, novo bloco impulsionado por governadores das províncias, com 5,8% das intenções de voto nas eleições legislativas. Em seguida, vem Frente de Esquerda (3,6%) e a União Cívica Radical (1,1%).

    Ainda de acordo com a pesquisa, 3,2% dos argentinos pretendem votar em outros grupos políticos; brancos e nulos também somam 3,2%. Outros 4,8% disseram não saber em partido ou coalizão votar. O levantamento da AtlasIntel ouviu 6.526 pessoas entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.



    Fale conosco