Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

MUNDO: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (15) que as negociações de paz entre os EUA e os representantes do seu pais não foram fáceis, mas produtivas.
O líder acrescentou que a questão territorial continua sendo um ponto delicado nas discussões, mas acredita que Washington ajudarão a Ucrânia a encontrar um acordo.
Play Video
Durante um fórum empresarial em Berlim, Zelensky acusou o Kremlin de usar seus ataques como forma de pressionar essas negociações e acrescentou que nenhuma usina elétrica escapou dos ataques russos ao sistema energético do país.
Recentemente, o governo ucraniano afirmou que estava disposto a abandonar sua ambição de ingressar na aliança da Otan em troca de garantias de segurança ocidentais.
Mais cedo, em uma coletiva de imprensa com o chanceler alemão Friedrich Merz, Zelensky afirmou que Kiev precisava de um entendimento claro das garantias de segurança de seus aliados antes de tomar qualquer decisão sobre a linha de frente nas negociações de paz para encerrar a guerra com a Rússia, incluindo o monitoramento de um cessar-fogo.