Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

MUNDO: O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta segunda-feira (15) classificando o fentanil como arma de destruição em massa, ao mesmo tempo em que homenageou militares americanos com medalhas por sua contribuição nas fronteiras do pais.
Entre as definições de armas de destruição em massa, segundo o Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, está o armamento com potencial para "causar morte ou ferimentos graves em pessoas por meio de substâncias químicas tóxicas ou venenosas".
Além disso, esse tipo de arma tem poder de destruir milhões de civis, colocar em risco o meio ambiente e alterar fundamentalmente a vida das gerações futuras por meio de seus efeitos catastróficos.
As mortes por overdose de drogas caíram drasticamente em 2024, atingindo o menor nível em cinco anos.
O Secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou no evento que a Casa Branca reativou as medalhas do “Serviço de Fronteira Mexicana”, que, segundo informações obtidas pelo governo, foram criadas pelo Congresso em 1918.
“Nossos homens e mulheres usarão essa mesma medalha que os americanos de 100 anos atrás, que foram chamados a defender a soberania do nosso país”, disse Hegseth.
Desde o início de seu segundo mandato, o presidente americano iniciou uma série de medidas para intensificar o combate ao fentanil, incluindo a ofensiva como uma das motivações para aplicar tarifas contra China, México e Canadá.