Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 23 de dezembro de 2025

MUNDO: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (22/12) que a Rússia rejeitou uma proposta de “trégua de Natal” e pode realizar ataques massivos contra o país durante o feriado, entre os dias 23 e 25 de dezembro. A declaração foi feita durante um discurso na Academia Diplomática, em Kiev, por ocasião do Dia do Diplomata.
Segundo Zelensky, a iniciativa de um cessar-fogo temporário partiu dos Estados Unidos e de aliados europeus como um gesto diplomático, sem a pretensão de encerrar a guerra, mas como um possível primeiro passo para negociações. A resposta de Moscou, no entanto, foi imediata e negativa.
“Os americanos realmente queriam uma trégua de Natal. Isso sempre é um sinal de que as partes querem encontrar alguma solução. Mas os russos reagiram na hora dizendo: ‘não haverá trégua de Natal’”, afirmou o ucraniano.
Zelensky disse que, diante desses indícios, determinou o reforço máximo da inteligência militar e da defesa aérea do país. Uma reunião do Estado-Maior do Comandante Supremo foi realizada ainda nesta segunda-feira para avaliar ameaças e definir medidas de proteção.