Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 11 de janeiro de 2026

MUNDO: O Brasil deixará de representar os interesses argentinos na Venezuela, onde o governo de Javier Milei não tem corpo diplomático desde setembro de 2024. A tutela da embaixada argentina deve ser assumida pela Itália.
A decisão foi tomada após o líder argentino publicar diversas postagens e repostagens nas redes sociais com críticas diretas e indiretas ao Brasil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais.
Uma foi uma publicação na qual Milei comemorou a captura de Nicolás Maduro, com um vídeo que acabava com uma foto de Lula abraçado ao líder venezuelano.
Outra postagem de Milei que desagradou o governo brasileiro foi uma imagem publicada pelo argentino após a vitória de José Antonio Kast como presidente eleito do Chile, que mostrava a América do Sul dividida em dois, com a Argentina ilustrada como futurista e o Brasil como uma grande favela.
Fontes do governo brasileiro afirmaram à CNN Brasil que após várias mensagens agressivas de Milei nas redes, a avaliação é de que não há confiança entre os dois governos para que a representação brasileira dos interesses argentinos continue.
O Brasil realizou diversas intermediações entre a Argentina e o regime de Nicolás Maduro, após a assumir a tutela da embaixada do país vizinho em Caracas, para proteger e garantir condições de sobrevivência dos refugiados venezuelanos que estavam na representação argentina.
O governo brasileiro também fez diversos contatos com o regime de Maduro pedindo informações e a libertação do agente da gendarmeria argentina preso no país no ano passado, assumindo o risco de desgaste diplomático com os venezuelanos.
Segundo as fontes, com a mudança das circunstâncias em Caracas derivada da captura de Maduro, a opção foi por encerrar o ciclo, finalizando a representação dos interesses argentinos.
“Fica difícil para um país que está do lado do câncer do socialismo, representar os interesses argentinos. É até incoerente com a própria visão do Milei”, concluiu uma fonte do governo brasileiro ouvida pela CNN Brasil em condição de anonimato.
A expectativa é que a Itália assuma a representação diplomática argentina na Venezuela.