• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 14 de janeiro de 2026

Presidente do México fala com Donald Trump após ameaças de ataques a cartéis

Claudia Sheimbaum assegurou que intervenção ilegal de Washington no México foi completamente descartada por Trump


metropoles

Publicada em: 12/01/2026 16:22:37 - Atualizado


MUNDO: A presidente do México, Claudia Sheinbaum, publicou nesta segunda-feira (12/1) que falou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e classificou a conversa como “muito produtiva”. Os países vizinhos vivem em clima de tensão após declarações de Trump de que realizaria ataques terrestres contra supostos cartéis de droga no território mexicano.

Sheinbaum ressaltou que conversou sobre segurança pública “com respeito à soberania nacional” e afirmou que intervenção ilegal de Washington no México foi completamente descartada por Trump, segundo informou o jornal mexicano El País.

“O povo do México precisa saber, primeiro, que seu presidente jamais negociará soberania ou integridade territorial. Jamais. Segundo, que buscamos coordenação sem subordinação, como iguais. E terceiro, que isso é permanente”, declarou a presidente em coletiva de imprensa, no Palácio Nacional.

A mandatária mexicana enfatizou que o respeito à soberania de ambos os países esteve sempre presente em sua conversa com Trump, um ponto que ela tem insistido desde o início como um pilar da cooperação bilateral.

“A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre produzem resultados”, afirmou Sheinbaum em suas redes sociais. Anteriormente, a presidente havia descartado a possibilidade de ataques dos EUA ao México. Momentos depois, durante a coletiva de imprensa, ela indicou que a conversa havia sido cordial.

Cartéis mexicanos

Na última quinta-feira (8/1), Trump afirmou que “os cartéis estão comandando o México” – a narrativa se assemelha à usada contra a Venezuela, quando o presidente norte-americano afirmou que Nicolás Maduro era o líder do grupo criminoso Cartel de Los Soles. Posteriormente, o governo dos EUA recuou na acusação de que Maduro chefiava o cartel.

Além da conversa entre os presidentes, o ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Juan Ramón de la Fuente, dialogou com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Segundo as Relações Exteriores do México, a tratativa foi para acompanhar o Programa de Cooperação em Segurança de Fronteiras.


Fale conosco