Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de janeiro de 2026

MUNDO: O governo brasileiro afirmou, nesta terça-feira (13/1), que acompanha com preocupação a escalada das manifestações que ocorrem no Irã desde o fim de dezembro, em meio a relatos de repressão violenta e mortes em diferentes regiões do país. A posição foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio de nota oficial.
No comunicado, o Brasil lamenta as mortes registradas durante os protestos e expressa condolências às famílias das vítimas. Ao mesmo tempo, o Itamaraty reforça o princípio da soberania nacional, destacando que cabe “apenas aos iranianos decidir sobre o futuro de seu país”.
A manifestação do Itamaraty vem após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incitar os manifestantes e dizer que a “ajuda está a caminho”.
Mais cedo, Trump enviou um recado direto aos manifestantes iranianos, incitando-os a continuar nas ruas. “Patriotas iranianos, continuem protestando. Derrubem suas instituições. (…) A ajuda está a caminho”, escreveu.
Enquanto isso, a situação no país segue se agravando. Segundo a imprensa internacional, cerca de 2 mil pessoas já morreram desde o início dos protestos.
Segundo o governo brasileiro, a Embaixada do Brasil em Teerã permanece atenta à situação e em contato com a comunidade brasileira residente no país. Até o momento, não há registro de brasileiros mortos ou feridos em decorrência dos confrontos.