Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 11 de fevereiro de 2026

MUNDO: Agricultores foram às ruas em Madri, capital da Espanha, nesta quarta-feira (11) para protestar contra o acordo entre União Europeia e Mercosul.
Trabalhadores rurais tomaram as ruas com tratores e bloquearam parte do trânsito na cidade.
No mês passado, agricultores franceses protestaram em Paris contra o acordo, afirmando que o tratado ameaça a agricultura local ao criar concorrência desleal com as importações sul-americanas mais baratas.
Mercosul e União Europeia assinaram em janeiro um acordo de livre comércio que irá integrar 720 milhões de pessoas e somará um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 22 trilhões. O tratado já era negociado desde 1999.
Pelo acordo, o Mercosul eliminará as tarifas sobre 91% das exportações da UE ao longo de um período de 15 anos. Já os europeus eliminarão progressivamente as tarifas sobre 92% das exportações do Mercosul num período de até dez anos.
Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) mostrou que o Brasil deve ser o principal beneficiado pelo acordo comercial, com um impacto positivo de 0,46% em seu PIB (US$ 9,3 bilhões) até 2040. O Mercosul como um todo teria alta de 0,2%, já a União Europeia, de 0,06%.
Os investimentos no Brasil, de acordo com o estudo, subiriam 1,5% em 15 anos; as exportações 3%; e as importações também 3%.