Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 21 de dezembro de 2024
Pelo menos 26 pessoas morreram em atentados no Paquistão, nesta sexta-feira (23). Em Karachi, cidade portuária no sul do país, o alvo foi o consulado chinês.
"Três ou quatro homens armados entraram no consulado chinês e quando foram interceptados começaram a disparar contra os seguranças do complexo", disse à agência Efe o porta-voz da polícia, Mohamed Ishfaq.O local também é residência de diplomatas e de outros funcionários chineses. O Exército de Libertação do Baluchistão (ALB) já reivindicou o ataque, de acordo com a agência France-Presse (AFP).
"Lideramos o ataque e a nossa ação continua", disse ao telefone o porta-voz do movimento separatista, Geand Baloch.
Outro caso
Já o segundo atentado matou pelo menos 20 pessoas e deixou mais de 50 feridas, durante explosão em um mercado na cidade de Kalaya, no noroeste do Paquistão.
Tahir Ali, responsável pela polícia local, disse à agência Associated Press que a tragédia levou as autoridades a declarar emergência nos hospitais da região para lidar com a situação.
O mercado estava lotado quando ocorreu o ataque, por volta das 10h locais (3h de Brasília).
"Foi um ataque terrorista, mas não está claro se foi um dispositivo explosivo improvisado ou um homem-bomba", disse o porta-voz do governo da região, Mohamed Bilal.
A região de Orakzai, onde fica Kalaya, tem sido palco de vários ataques nos últimos anos, a maioria reivindicada por militantes sunitas paquistaneses.