Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 21 de dezembro de 2024
MUNDO - Kim Yong-chol, 'braço direito' do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou na noite desta quinta-feira (17) em Washington, onde se reunirá com o secretário de Estado Mike Pompeo.
O objetivo da conversa é discutir detalhes de um possível segundo encontro bilateral entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa cúpula poderia ocorrer entre março e abril, no Vietnã, de acordo com o Washington Post.
A primeira reunião entre os líderes aconteceu em 12 de junho de 2018, em Singapura, quando eles se comprometeram de forma vaga com a paz e a desnuclearização da Península da Coreia.
A chegada de Kim Yong-chol - vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia - a Washington ocorreu no mesmo dia em que Trump anunciou a nova estratégia de defesa do governo. No discurso, o presidente reafirmou que a Coreia do Norte continua sendo uma ameaça para os EUA.
Até o momento, Pyongyang não deu sinais de que pretende se desfazer de seu arsenal nuclear, enquanto os Estados Unidos não mostraram disposição em retirar suas forças da Coreia do Sul. (ANSA)