Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 24 de dezembro de 2024
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta quarta-feira (28) que o Parlamento vai ser suspenso durante a segunda semana de setembro e até 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista para o 'Brexit', a 31 de outubro. "Os deputados terão muito tempo para debater", disse Johnson em declaração transmitida pela televisão Sky.
A medida já tinha sido divulgada pela imprensa britânica, provocando uma queda da libra esterlina e críticas da oposição como uma forma de impedir os deputados de impedir uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo.
A 'rentrée' parlamentar está prevista para terça-feira, 03 de setembro.
De acordo com a medida anunciada pelo primeiro-ministro, as sessão legislativa é suspensa a 10 de setembro até 14 de outubro, dia em que retoma os trabalhos com o tradicional discurso da Rainha Elizabeth, com o programa do Governo britânico.
A decisão está repercutindo negativamente contra o primeiro-ministro, uma vez que está sendo vista como uma forma de silenciar o parlamento e decidir o futuro do país sem que os demais partidos possam interferir ou dar sugestões para o 'Brexit'.