Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 10 de janeiro de 2025
Autoridades de Hong Kong advertiram neste domingo (19) que o novo coronavírus se propaga pelo território semiautônomo e que a situação fugiu do controle depois que 108 novos casos, um número recorde, foram registrados nas últimas 24 horas.
"Considero a situação realmente crítica e não há sinais de que será controlada", disse à imprensa a chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, pedindo que a população do território reforce as medidas de distanciamento.
Nas últimas duas semanas, mais de 500 novos casos foram registrados. Com os 108 novos casos desse domingo, território já tem mais 1,8 mil casos.
A região de Hong Kong foi uma das primeiras a serem afetadas pela pandemia, que teve início na região central da China. Inicialmente, o território teve bons resultados na luta contra a Covid-19, ao ponto em que, no mês passado, quase não havia infecções locais.
Nas últimas semanas, o número de casos voltou a aumentar e os médicos ainda não identificaram as redes de transmissão no território de 7,5 milhões de habitantes.
Neste domingo, Carrie Lam anunciou novas medidas, entre elas, um projeto para tornar obrigatório o uso de máscara em espaços públicos fechados e a obrigação do trabalho remoto para funcionários públicos que exercem atividades não-essenciais.
Autoridades já tinham ordenado na semana passada novas medidas de distanciamento social, como o fechamento de academias, casas noturnas e escolas. O uso de máscara nos transportes públicos passou a ser obrigatório.