Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 10 de janeiro de 2025
Um navio de resgate de refugiados financiado pelo artista de rua britânico Banksy está há dias à deriva no Mar Mediterrâneo, informou a própria tripulação do navio, chamado "Louise Michel", no Twitter. Neste sábado (29), 49 pessoas foram resgatadas, mas outros 170 refugiados e 10 tripulantes continuam a bordo.
Segundo a tripulação, o resgate foi feito pela Guarda Costeira Italiana por volta das 12h (horário de Brasília). Além dos refugiados que já estão no "Louise Michel", outras 33 pessoas aguardam resgate em um bote salva-vidas, onde uma pessoa morreu, porque não há mais condições de subir a bordo.
Apesar de reconhecer o resgate, a tripulação criticou a falta de ajuda europeia. Eles afirmam ter feito várias tentativas de contato com autoridades de resgate marítimo em Malta e e na ilha italiana de Lampedusa, além de uma na Alemanha.
"A Guarda Costeira italiana resgatou 49 dos sobreviventes mais vulneráveis! Isso é ótimo – e nos deixa com a maioria ainda esperando", disseram.
Outro navio, da organização não governamental SeaWatch, que trabalha resgatando refugiados de alto mar, foi prestar ajuda mas a própria embarcação da ONG tem 201 refugiados a bordo, informou o "Louise Michel".