Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 12 de janeiro de 2025
Cerca de 20 soldados das forças de paz das Nações Unidas foram feridos em um ataque a sua base no centro de Mali nesta quarta-feira, disse um porta-voz da ONU.
Militantes não identificados atacaram uma base temporária perto de Kerena, um vilarejo no centro do estado de Sahel, devastado pela guerra, por volta das 7h.
Olivier Salgado, porta-voz da missão MINUSMA da ONU no Mali, disse que a posição foi “alvo de fogo direto e indireto”.
Estabelecido pela primeira vez em 2013, o MINUSMA com 13.000 membros é a missão de manutenção da paz mais mortal do mundo.
Mais de 230 de seu pessoal morreram desde o início da missão, e artefatos explosivos improvisados mataram cinco soldados da paz só no mês passado.
Os soldados feridos no último ataque pertenciam a um contingente togolês de soldados da paz, segundo um oficial informado sobre o assunto, que pediu anonimato.
Alguns soldados da paz foram gravemente feridos, acrescentou o oficial.
O Mali tem lutado para conter uma insurgência jihadista que surgiu pela primeira vez no norte do país em 2012 e, desde então, se espalhou para o centro do país e para os vizinhos Burkina Faso e Níger.
Milhares de soldados e civis foram mortos e centenas de milhares tiveram que fugir de suas casas.
O centro de Mali é um dos epicentros do conflito regional, onde ataques a soldados e assassinatos étnicos são comuns.
A área onde ocorreu o ataque de quarta-feira também viu recentemente um surto de violência.
Dez soldados malineses foram mortos na mesma região do centro de Mali na semana passada, por exemplo, quando jihadistas filiados à Al-Qaeda atacaram seu acampamento.