Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 21 de janeiro de 2025
A Áustria está a dias de ordenar que milhões de pessoas não vacinadas fiquem em casa, disse seu chanceler, em um movimento raro que ressalta a crescente exasperação dos líderes europeus em relação aos que ainda não foram vacinados contra a Covid-19.
O chanceler Alexander Schallenberg disse a repórteres nesta sexta-feira (12) que o governo deveria dar “luz verde” para a mudança neste fim de semana.
“O objetivo é claro: queremos no domingo dar luz verde para um bloqueio nacional para os não vacinados”, disse Schallenberg em entrevista coletiva em Innsbruck.
Anteriormente, ele havia chamado a taxa de vacinação do país de “vergonhosamente baixa” e insinuou que a medida seria acionada dentro de alguns dias. “Em outros estados, essa taxa é muito mais alta – é vergonhoso, pois temos vacinas suficientes disponíveis”, disse Schallenberg em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Seu aviso veio enquanto uma onda de infecções por Covid-19 varre a Europa Central. Um bloqueio parcial de três semanas foi anunciado na Holanda na noite de sexta-feira, com autoridades de saúde registrando um rápido aumento de casos no país.
“Esta noite estamos trazendo uma mensagem muito desagradável com medidas muito desagradáveis e de longo alcance”, disse o primeiro-ministro interino holandês Mark Rutte em um discurso na televisão, ordenando a restaurantes, supermercados e varejistas não essenciais que fechassem mais cedo e impondo medidas de distanciamento social. “O vírus está em toda parte e precisa ser combatido em todos os lugares.”
A Noruega também anunciou novas medidas na sexta-feira, enquanto a população da capital alemã, Berlim, se prepara para novas restrições que entrarão em vigor na segunda-feira.