Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de janeiro de 2025
MUNDO: A Alemanha confirmou os dois primeiros casos da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus na tarde deste sábado (27), enquanto a Itália confirmou o primeiro caso da variante em uma pessoa que havia voltado de Moçambique. Os dois casos alemães foram detectados na Bavária, afirmou o Ministro de Saúde do país. Os dois indivíduos contaminados entraram no país pelo aeroporto de Munique no dia 24 de novembro e estão em isolamento.
Nesta manhã, o secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, afirmou que as autoridades de saúde britânicas identificaram dois casos de pessoas contaminadas pela variante Ômicron no país. De acordo com o jornal The Guardian, os dois indivíduos contaminados pela cepa estão em isolamento. Na sexta-feira, a Bélgica já havia confirmado o primeiro caso da variante no continente europeu.
Na República Tcheca, o governo também anunciou neste sábado que investiga um possível caso da Ômicron. Autoridades de saúde holandesas informaram neste sábado que detectaram 61 casos de Covid-19 entre pessoas que voaram da África do Sul na sexta-feira e que agora realizam mais testes para ver se alguma delas está infectada com a variante.
Na quinta-feira, o Reino Unido anunciou o banimento de voos vindos de Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Zimbábue em um esforço para impedir a chegada da cepa do vírus ao país. Neste sábado, adicionou Malawi, Moçambique, Zâmbia e Angola à "lista vermelha". Isso significa que residentes britânicos e irlandeses vindos desses países terão de ficar em quarentena num hotel aprovado pelo governo britânico durante dez dias. Não residentes terão a entrada rejeitada.
A nova variante do coronavírus foi identificada na África do Sul e preocupa as autoridades de saúde do mundo todo por parecer se espalhar relativamente rápido.