Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de janeiro de 2025
BRASIL: A Colômbia registrou no sábado (27) 2.620 novos casos e 51 mortes por Covid-19, de acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia do anúncio das primeiras medidas para conter a chegada da variante Ômicron do novo coronavírus.
De acordo com os dados oficiais, há no país 13.989 casos ativos da doença, ou seja, de pessoas que podem transmitir o patógeno para outras.
Hoje, o presidente da Colômbia, Iván Duque, informou que o estado de emergência sanitária vigente desde o ano passado será prolongado até 28 de fevereiro de 2022. "Em virtude da existência de uma declaração mundial de condição de pandemia e que, também, permite ao país seguir adotando todas as medidas de precaução e atenção", justificou o chefe de governo.
Duque ainda revelou que serão anunciadas medidas para os viajantes que tenham estado na África e apresentem sintomas da Covid-19, diante da propagação da variante ômicron, detectada inicialmente na África do Sul.
A Colômbia não tem voos diretos com países africanos, com o acesso acontecendo por meios de voos provenientes dos Estados Unidos e do Brasil, que já impuseram restrições a voos procedentes da região.
"As pessoas que estiveram na África nos últimos 15 dias e que apresentem sintomas, deverão informar às autoridades colombianas e, além disso, entrar em isolamento", detalhou o presidente.
De acordo com boletim oficial, nas últimas 24 horas, foram aplicadas 400.028 doses de vacinas contra a Covid-19, elevando o total desde o início da campanha de imunização para 55.791.642. Além disso, segundo Ministério da Saúde, 24.202.521 pessoas contam com esquema completo de vacinação na Colômbia.