• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 23 de janeiro de 2025

China e Rússia anunciam parceria 'sem limites' após encontro de presidentes

Presidente russo foi a Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno


g1

Publicada em: 04/02/2022 15:00:43 - Atualizado

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Pequim nesta sexta-feira (4) e os dois países anunciaram uma profunda parceria estratégica, que "não tem limites".

"A amizade entre os dois Estados não tem limites, não há áreas 'proibidas' de cooperação", declararam China e Rússia em um comunicado conjunto após a reunião bilateral

Os países anunciaram planos de colaboração em várias áreas, incluindo espacial, mudanças climáticas, inteligência artificial e controle da internet.

'Interferência externa'

Os líderes disseram que não vão tolerar tentativas estrangeiras de minar a estabilidade de suas regiões e que vão combater qualquer interferência e apoio a revoluções em suas áreas de influência.

"Revoluções coloridas" é o termo usado para se referir às manifestações políticas de oposição nas ex-repúblicas soviéticas que aproximaram Geórgia, Ucrânia e Quirguistão dos EUA nos anos 2000.

A China acusa os Estados Unidos de colocarem lenha nos protestos de Hong Kong e apoiarem a independência de Taiwan. Putin acusa os americanos de desestabilizar a Ucrânia.

Putin viajou à China para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e se tornou o primeiro líder mundial a ser recebido para uma reunião bilateral por Xi Jinping desde o início da pandemia, há quase dois anos.



Fale conosco