Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 26 de janeiro de 2025
MUNDO: O Reino Unido anunciou, nesta terça-feira (8), um plano para deixar de importar petróleo e derivados da Rússia até o fim de 2022.
O secretário de Energia britânico, Kwasi Kwarteng, afirmou em publicação no Twitter que essa transição dará ao mercado, comerciantes e cadeias de suprimentos o tempo suficiente para substituir suas importações russas.
Atualmente, a Rússia representa 8% da demanda de petróleo no Reino Unido, de acordo com o secretário.
O secretário Kwarteng ainda afirma que as empresas devem utilizar este ano para garantir uma transição suave, para que não afete os consumidores.
O governo britânico deve trabalhar com empresas em uma força-tarefa para dar apoio na procura de fornecedores alternativos durante este período.
Em relação à importação de gás natural russo, o Reino Unido não é dependente da Rússia nessa questão, disse o secretário. Os russos representam apenas 4% do fornecimento ao Reino Unido, e os britânicos vão explorar opções para também encerrar esta demanda até o fim do ano.
“O Reino Unido é um produtor significativo de petróleo e derivados, além de possuir reservas significativas. Além da Rússia, a grande maioria de nossas importações vem de parceiros confiáveis, como EUA, Holanda e Golfo. Trabalharemos com eles este ano para garantir mais suprimentos”, declarou o secretário Kwarteng.