Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 27 de janeiro de 2025
MUNDO - A China registou neste sábado (19) as duas primeiras mortes por Covid-19 em mais de um ano, em meio a um momento de recuperação da pandemia após a onda de casos decorrentes à variante Ômicron. O registro das mortes põe em xeque a estratégia "covid zero" do país.
A Comissão Nacional de Saúde notificou neste sábado as duas primeiras mortes desde 26 de janeiro de 2021, ambas registradas na província nordestina de Jilin, a mais afetada por essa onda que provocou o confinamento de milhões em várias cidades.
Com essas duas mortes, o número oficial sobe para 4.638 mortes desde que a China detectou o coronavírus pela primeira vez na cidade central de Wuhan em dezembro de 2019. As duas novas mortes foram registradas no relatório diário da Comissão de Saúde e mencionadas superficialmente pela mídia estatal.
Autoridades em Jilin disseram mais tarde que ambas as vítimas eram homens, com idades entre 65 e 87 anos, e ambos tinham problemas de saúde associados à idade avançada. Da mesma forma, a autoridade de saúde registrou 4.051 novos casos no sábado, abaixo dos 4.365 relatados no dia anterior.