• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de dezembro de 2025

Reino Unido detecta mais 20 casos de hepatite misteriosa em crianças menores de dez anos

Autoridades sanitárias apontam possível relação com um adenovírus e investigam associação com a Covid-19


EFE

Publicada em: 27/05/2022 11:14:06 - Atualizado

MUNDO: A UKHSA (Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido) divulgou nesta sexta-feira (27) que foram registrados no país mais 20 casos de hepatite misteriosa em crianças menores de dez anos, elevando o total de positivos para 222.

De acordo com o órgão público, 158 dos pacientes vivem na Inglaterra, 31 na Escócia, 17 no País de Gales e 16 na Irlanda do Norte.

Ainda segundo a UKHSA, não há registro de mortes e a maioria é de crianças de cinco anos, que, a princípio, apresentaram quadros de gastroenterite, seguido de icterícia (coloração amarelada da pela, pelo aumento da bilirrubina).

A assessora médica da UKHSA, Renu Bindra, apontou que estudos sugerem "uma associação com o adenovírus", por isso, esta ligação está tendo explorada, junto com possíveis fatores de contribuição, incluindo infecções prévias, como a Covid-19.

"Estamos trabalhando com outros países que também estão vendo novos casos para compartilhar informação e aprender mais sobre essas infecções", apontou a especialista à imprensa local.

O adenovírus é parte de uma família de vírus que pode causar infecções nas vias respiratórias, nos olhos e no tubo gastrointestinal.

"A probabilidade de que as crianças desenvolvam hepatites segue sendo extremamente baixa. Manter medidas de higiene normais, incluindo garantir que as crianças lavem bem as mãos regularmente, ajuda a reduzir a propagação de muitas infecções comuns, incluindo, do adenovírus", afirmou Bindra.


Fale conosco