Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 31 de janeiro de 2025
MUNDO-Equipes de resgate no Nepal até agora recuperaram 14 corpos do local da queda de um pequeno avião que transportava 22 pessoas, disse uma autoridade do aeroporto nesta segunda-feira.
Os destroços do avião, operado pela transportadora nepalesa Tara Air, foram recuperados no distrito de Mustang, no norte do Nepal.
O avião de passageiros estava em um voo de 20 minutos quando perdeu contato com o controle de tráfego aéreo cinco minutos antes de pousar.
A busca está em andamento para os passageiros restantes, disse um funcionário.
"Quatorze corpos foram recuperados até agora, a busca continua pelos restantes", disse à AFP o porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do país, Deo Chandra Lal Karn, um dia após o acidente. "O tempo está muito ruim, mas conseguimos levar uma equipe para o local do acidente."
Quatro indianos, dois alemães e 16 nepaleses estavam a bordo do avião, segundo relatos. Mas as operações de busca foram prejudicadas pelo mau tempo e pelo terreno montanhoso, e só foram retomadas na manhã de segunda-feira.
Imagens postadas no Twitter por um porta-voz do Exército nepalês mostraram os restos do avião - com destaque para seu sinal de chamada registrado 9N-AET.
"Tropas de busca e resgate localizaram fisicamente o local do acidente do avião", disse Narayan Silwal no Twitter na segunda-feira, marcando o fim de uma busca de quase 24 horas pelos destroços.
O avião, que foi fabricado pela empresa de aviação canadense de Havilland, partiu da cidade turística de Pokhara por volta das 09:55 hora local no domingo (04:10 GMT). Ele estava com destino a Jomsom - um popular local turístico e de peregrinação.
O Nepal tem um histórico preocupante de acidentes aéreos, muitas vezes devido a mudanças climáticas repentinas e pistas de pouso localizadas em terrenos rochosos de difícil acesso.
No início de 2018, um voo EUA-Bangla que transportava 71 pessoas de Dhaka, em Bangladesh, pegou fogo ao pousar em Katmandu, matando 51 pessoas.
Mais recentemente, três pessoas morreram em um acidente de avião em abril de 2019, quando a aeronave saiu da pista e atingiu um helicóptero estacionário no aeroporto de Lukla - considerado uma das pistas mais difíceis de navegar.
Reportagem do Nepal Live Today nesta segunda-feira atualizou o número de corpos recuperados para 16.