• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 1 de fevereiro de 2025

O que se sabe sobre o ataque nos EUA que deixou 6 mortos em desfile da Independência

O país tem longo histórico de ataques em escolas, igrejas, mercearias e shows.


g1

Publicada em: 05/07/2022 10:22:32 - Atualizado

MUNDO: Um ataque em massa ocorrido nos EUA nesta segunda-feira (4) deixou seis mortos e mais de 20 feridos.

Em uma data simbólica para os americanos, quando o país celebra o Dia da Independência, um homem efetuou disparos do alto de um telhado durante um desfile na cidade Highland Park, perto de Chicago, no estado de Illinois. O país tem longo histórico de ataques em escolas, igrejas, mercearias e shows.

Mortos e feridos

Seis pessoas morreram no ataque. O NorthShore University Health Center recebeu 26 pacientes após o ataque. Todos, exceto um, tinham ferimentos de bala, disse o diretor médico Brigham Temple. As idades dos feridos variam de 8 a 85 anos. Temple estimou que quatro ou cinco pacientes são crianças.

Não foram divulgados mais detalhes sobre as vítimas. Mas sabe-se que um dos mortos era um cidadão mexicano, disse Roberto Velasco, diretor de assuntos norte-americanos do México. Ele também afirmou que outros dois mexicanos ficaram feridos.

Como aconteceu o ataque

O tiroteio ocorreu em um dos pontos onde moradores guardavam lugar para assistir ao desfile. O atirador abriu fogo por volta das 10h15 (8h15 de Brasília), segundo o divulgado pelas autoridades.

Os disparos fizeram com que as pessoas, muitas ensanguentadas, fugissem deixando objetos pessoais pelas ruas. Imagens mostram um saco de batatas fritas meio comido, uma caixa de biscoitos de chocolate derramada na grama e um boné infantil do Chicago Cubs pelo chão.

O comandante da polícia de Highland Park, Chris O'Neill, disse que o atirador usou um fuzil de alta potência para disparar do lado de um prédio comercial. Ele disse que o fuzil foi recuperado no local e que a polícia também encontrou uma escada presa ao prédio.

Segundo o porta-voz da polícia, Christopher Covelli, o ataque foi aleatório e intencional. Cinco das seis vítimas fatais morreram na hora. A sexta foi levada para um hospital, onde morreu, disse Covelli, o porta-voz da polícia.

A legista Jennifer Banek disse que as cinco pessoas mortas no desfile eram adultos, mas não tinha informações sobre a sexta vítima, que morreu durante atendimento médico.


    Fale conosco