Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 1 de fevereiro de 2025
O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov (foto), abandonou nesta sexta-feira (8) a reunião do G20, após alegar que a invasão da Ucrânia não foi responsável por uma crise global de fome e dizer que as sanções ocidentais destinadas a isolar o regime de Vladimir Putin equivaliam a uma declaração de guerra, informa o Guardian.
A reunião do grupo das principais economias do mundo, em Bali (Indonésia), foi o primeiro confronto direto de Lavrov com líderes do Ocidente desde que as tropas russas invadiram o território ucraniano, no final de fevereiro.
“Se o Ocidente não quer que as negociações ocorram, mas deseja que a Ucrânia derrote a Rússia no campo de batalha —ambas as opiniões foram expressas—, então talvez não haja nada para falar com o Ocidente”. declarou o chanceler russo.
Lavrov, que também acusou os aliados ocidentais de pressionar a Ucrânia a “usar suas armas” nos combates, deixou a reunião no momento em que a ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, estava começando a falar.